segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Hall nas Redes Sociais

Stuart Hall dedicou sua vida a análises sobre a cultura contemporânea e a sociedade, assim como suas relações entre sociedade e mudanças comportamentais.
Um tipo de cultura contemporânea é a relação das mais diversas redes sociais com a sociedade, um conceito que se expandiu principalmente desde meados da década passada e não para de evoluir até agora e nessas redes sociais pode-se aplicar um conceito muito próprio de Stuart Hall, o que ele mostra como codificação e decodificação de mensagens.
Nesse conceito, Hall denomina que o espectador não assiste passivamente ao que é instruído a ele e sim é um participante direto no processo de decodificação das mensagens, podendo esta ocorrer em três níveis: o espectador ter uma posição "dominante", "negociada" ou de "oposição" diante de qualquer mensagem a qual ele é exposto.
Em uma rede social, podemos ver essas três formas de decodificação da mensagem mais claramente em qualquer post opinativo de qualquer pessoa, quando esta atinge o espectador este pode, na maioria das vezes, desempenhar qualquer um desses papeis de decodificação na mensagem.
Vamos supor um tema em alta nos últimos dias, política: uma pessoa posta em uma rede social um post sobre a candidato "X" e sua taxa de aprovação que este tem em sua ocupação pública, elogiando uma possível taxa de aceitação alta do candidato.
Quem lê esta mensagem pode decodificá-la dos três modos que Hall propôs, do modo "dominante" aceitando-a segundo a referência de sua construção - concordando que o candidato teve mesmo tal taxa de aceitação alta, concordando com o autor do post; pode também "meio aceitar" o post, aceitando o fato de o candidato ter uma alta aceitação, mas deixou de fazer tais coisas no seu mandato, não cumpriu suas promessas ou ainda levar em conta fatores pessoais para, apesar de serem contra o candidato, aceitarem essa taxa do candidato; ou ainda ser de "oposição" a tal post e a interpreta de uma outra forma, levando em conta os mais diversos fatores possíveis para tal, mas não aceita tal taxa e argumenta contra isto.
O exemplo da política foi mais para se encaixar nos dias atuais, porém em qualquer post opinativo em redes sociais pode ocorrer tais acontecimentos e acaba ocorrendo praticamente na maioria dos posts. e assim vivem as redes sociais.

Por Enrico Monteiro

Um comentário:

  1. Precisa de achar um exemplo prático, enrico, este não serve :)) busque uma reportagem por exemplo e diga como podem ser as leituras a partir do que ela diz.

    ResponderExcluir