sábado, 4 de outubro de 2014

Uma Questão de Identidade

                                                      Uma Questão de Identidade

As concepções de identidade de Stuart Hall são distintas entre si, seja partindo do conceito pelo sujeito do iluminismo, que seria aquele homem centrado, dotado de razão e predominantemente descrito como masculino, ou aquele do sujeito sociológico, que é dotado de valores, afeto e sua identificação formada pela interação em sociedade. E o sujeito pós moderno, composto não de uma única, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não-resolvidas. Entretanto, com as mudanças que vem ocorrendo na sociedade o indivíduo, ao se confrontar com tantas opções e comportamentos distintos, sejam eles de classe, sexual ou relacionado a nacionalidade ou etnia, acabaria sofrendo uma ''crise de identidade''. Ademais, segundo o autor, a ideia de identidade plenamente unificada, aquela completamente segura e coerente, não passa de pura fantasia! E se pensarmos esse conceito acerca de nossa realidade brasileira fica mais claro a relação de multiplicidade cultural com sua influência na formação de nossas características.
A multiplicidade da identidade cultural brasileira se dá pelo início da construção de suas raízes históricas, e a miscigenação de povos, culturas e costumes que criam a identidade nacional.

''A identidade cultural é construída historicamente e não biologicamente''.
-Stuart Hall

E se tratando de Brasil, do povo brasileiro, da imensa variedade de junção de formadores de identidade fica difícil até mesmo para grandes teóricos que se empenharam a estudar o tipo brasileiro, como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda e Darcy Ribeiro a responderem quem é de fato o brasileiro? É o nordestino, o baiano, o catarinense,o carioca? Os brasileiros são todos, são a junção perfeita e nem um pouco coerente do índio, do negro, do português, dos tantos outros imigrantes. É o sujeito fragmentado, composto de várias formas de identidade.
Para a compreensão do processo de construção da identidade cultural brasileira, como exemplo da formação da baianidade permitindo a identificação de comportamentos personificados, e reflexionarmos sobre a abundância cultural existente no país, segue o link do  filme ''Ó Paí,Ó'', de 2007, que contém aspectos importantes referentes à construção da identidade cultural e estimula a busca de respostas para o tema apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário