domingo, 30 de novembro de 2014

Conhecimento e comunicação, Jenkins curtiu e compartilhou!


          A tecnologia só vem transformando todos os meios com os quais nos relacionamos e correlacionando todos eles. Agora é possível estar conectado a tudo e todos 24 horas por dia além de ter acesso as mais variadas notícias e assuntos.
          Por exemplo, saindo de casa com apenas um smartphone no bolso, você pode usá-lo para se comunicar com amigos em redes sociais, para se inteirar das mais variadas notícias e assuntos de interesse, para se localizar e achar o melhor caminho até seu destino com um GPS, chamando o taxi mais perto através de um aplicativo, filmando e divulgando um vídeo sobre algum fato interessante com o qual se deparou no caminho, além de assistir televisão, ouvir as notícias pelo rádio, ou simplesmente fazer uma ligação. Resumindo, com tantas possibilidades, como não querer abraçar o mundo?


           O mundo inteiro se conectou e todo mundo pode obter as informações sobre os mais variados assuntos, saciando toda a vontade de absorver conhecimento sobre algo que gostamos  e indo mais além, compartilhando o que já sabemos para proliferar ainda mais conhecimento para a sociedade.  Exatamente essa relação, a de se expressar e passar adiante o que se sabe sobre qualquer assunto que possa ser interessante e recebido por outra pessoa é o que se tem por Cultura Participativa. Com tantos recursos e tanta informação circulando todo mundo pode aprender mais e fazer seu conhecimento auxiliar o próximo. Um exemplo são as fanfictions, onde fãs se juntam e compartilham seus conhecimentos e interagem sobre alguma obra pela qual tenham interesse e aprendem também com outros fãs.



           A partir do momento em que qualquer pessoa pode produzir conteúdo e ter essa informação compartilhada e passada adiante, gera toda uma rede de informações abertas e prontas a serem devoradas pela curiosidade e interesse de um próximo divulgador de conteúdo, formando indivíduos receptores e emissores ao mesmo tempo. Esse conteúdo e essa relação de troca de informações se torna um bem comum, o que Jenkins passa a chamar de Inteligência Coletiva (inspirado no conceito de Pierre Lévy). 

          Até aí tudo bem, tudo está se relacionando e então entendemos que com a tecnologia e a circulação de conteúdos começa a não ser suficiente para quem recebe que passa a também sentir a vontade de passar o que se sabe adiante, gerando a essa cultura e fazendo ela se tornar um bem coletivo. Porém para esse ciclo de pensamentos e teorias se completar na cabeça de Jenkins, falta um conceito, o da Convergência de meios. Essa convergência de meios é o que falo no início dessa postagem, é a relação dos meios de informação e comunicação trabalhando unidos para uma circulação igualitária de conteúdo para todos.

           E um ótimo exemplo de rede colaborativa é o  http://bliive.com/login , acessem lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário