segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cultura participativa e inteligência coletiva

     Pierre Lévy é um filósofo e pesquisador na área cibernética e virtual. Ele aborda a inteligência coletiva na forma de experiências partilhadas e trocas de saberes entre as pessoas. É uma forma de colaboração, já que todo ser humano tem algum conhecimento, mas nenhum ser humano tem conhecimento sobre tudo. Nesse sentido, o potencial de interação entre os indivíduos (capital social) constituiria um dos índices de referência para se compreender a forma de propagação das ideias (capital cultural) através de uma infraestrutura de comunicação (capital tecnológico) no interior de uma comunidade, e seu consequente desdobramento ou não em ações coletivas inteligentes.



     A internet é um meio importante para a inteligência coletiva, pois conecta as pessoas de um para todos e não de um para um."Ela possibilita a partilha da memória, da percepção,da imaginação. Isso resulta na aprendizagem coletiva, troca de conhecimentos", disse o filósofo francês. O acesso à informação na internet é democratizado e constantemente atualizado. Assim, um  material de pesquisa completo e coerente não é formado apenas por uma pessoa, mas sim por um coletivo pensante.



                           O site de pesquisa Wikipedia é feito por um coletivo, e utilizado no mundo todo.






      Identifica-se três formas de gerar inteligência coletiva:
      
      1) Inteligência coletiva inconsciente: o usuário contribui com informações mesmo sem saber, pelo simples ato de navegas. Exemplos são clicks em links, figuras, etc. Essas informações são registradas e pelos servidores e poderão servir para posteriores pesquisas e dados.

      2) Inteligência coletiva consciente: modalidade reservada a alguns grupos, sendo necessário o esforço dos membros para sua concretização. O empenho de usuários nos fóruns de discussões em resolver determinado problema é um exemplo.


      3) Inteligência coletiva plena: é aquela que consegue reunir em um mesmo ambiente os dois exemplos anteriores.





        Um exemplo de inteligência coletiva por meio das redes sociais é o You Tube. Os usuários do You Tube postam vídeos para todos que quiserem assistir. Gravadoras do mundo todo possuem canais com clipes de seus artistas, permitindo que os usuários comentem e colaborem com a comunidade. O resultado da soma de milhares de pessoas online e suas contribuições através de comentários, reviews e experiências no uso de produtos e serviços permitiu a criação de uma fonte inesgotável de informação para ajudar na tomada da decisão nas compras online e offline das pessoas.





                      O clipe do cantor Jason Derulo tem mais de 300.000.000 de visualizações



      O livro "Programando a inteligência coletiva", da editora Alta books, 2008, explica como tirar conclusões sobre experiência de usuário, estratégias de propaganda, gostos pessoas e comportamento humano. É uma forma de aprofundar mais o conhecimento sobre a inteligência coletiva de forma mais direta e aplicável.











      



       



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