sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A Cibercultura e seus desdobramentos


Vivemos hoje em um mundo cercado por fenômenos tecnológicos que proporcionaram avanços em diversos campos sociais e culturais. Hoje em dia é fácil compartilhar algo na rede com alguém que mora do outro lado do mundo e também fazer amizades com pessoas que você jamais sonhou em conhecer utilizando redes sociais e tudo graças à internet.




Em seu livro "Cibercultura - Tecnologia e vida social na cultura contemporânea", André Lemos busca compreender as causas e os impactos que as tecnologias exercem sobre as pessoas através do surgimento de uma nova cultura tecnológica denominada cibercultura. Como sabemos, a cibercultura nasceu no mundo pós modernista, e pode ser entendida como o conjunto de combinações de comunicação e de práticas sociais. Ela teve sua origem através do uso da rede de computadores na área do entretenimento e no campo do mercado eletrônico. A Cibercultura também abarca o estudo de diversos campos na área da internet como redes sociais, jogos on-line, fóruns e blogs on-line. 




O objetivo da cibercultura está presente no ato de publicar algum conteúdo que possa ser visualizado em qualquer lugar do mundo e, também, na mesma hora em que ele foi publicado. Podemos usar as redes sociais como exemplo dessa dinâmica, pois uma foto publicada no Instagram por exemplo, contendo hashtags, pode ser vista por inúmeras pessoas ao mesmo tempo, independente se você é "amigo" ou não dessas pessoas. Outro exemplo é o Facebook, que permite que você compartilhe fotos, vídeos, notícias, ou qualquer postagem em seu perfil ou nos de seus amigos. Além disso, o Facebook possibilita também conversas entre amigos através de seu bate-papo, discussões nos comentários de determinada postagem e assim por diante. Há também o Snapchat, Whatsapp, e sites como o Youtube, que proporcionam o compartilhamento de vídeos na rede.




Dessa forma, percebemos que o espaço cercado pela cibercultura concede a evolução da tecnologia digital, aumentando a circulação de diversos aparelhos tecnológicos em tempo integral, como notebooks, celulares e tablets que estão na maioria das vezes conectados a uma internet móvel (3G) em alta velocidade. Toda essa evolução permitiu que todos nós possamos ter contato com o mundo da era virtual, encurtando os espaços de comunicação sendo eles físicos ou geográficos e, também, facilitando o compartilhamento de informações com outros internautas e também o consumo. Hoje, a internet nos possibilita comprar os produtos sem deixar o conforto de nossas casas. Basta entramos no site, escolher o produto que desejamos e pronto. Tudo com apenas um clique. As lojas americanas podem ser inseridas nesse contexto. Além de existir dezenas de lojas dessa franquia espalhadas pelo país, temos a possibilidade de comprar tudo pela internet. A submarino também pode ser utilizada como exemplo. Apesar de não possuir uma loja física, ela está presente no meio digital, contendo os mais variados produtos em diversas categorias.



Vale ressaltar que além desses dois exemplos, existem muitas lojas virtuais como a Amazon, Ebay, Ali Express e diversas outras que, sem o advento da internet e dos meios tecnológicos, não poderiam existir e proporcionar bons produtos aos consumidores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário