quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Você no meio midiático

Com a junção dos meios midiáticos acontecendo, como por exemplo: um celular servindo como tevê; uma tevê podendo ter acesso à internet; um computador fazendo ligação telefônica.. Nos sentimos a vontade e predispostos a ajudar a criar novas ideias, ou seja, passarmos de somente telespectadores a participantes na formação da tecnologia. Não fazemos mais o papel de indivíduos passivos, que só recebem informação, sentimos também a necessidade de sermos ativos e participarmos do processo.



Jenkins afirma que essa vontade que temos de participar se deve ao fato da facilidade que causou a convergência dos meios, e que essa facilidade vem também na consumação dos produtos. A partir de exemplos fica fácil a compreensão de suas teorias.


O Foursquare 

O Foursquare é um aplicativo de check-in para dispositivos móveis. Criado em 2009, o aplicativo ganhou grande números de usuários.

-Como funciona? 

O Foursquare é uma rede social que lhe permite saber por onde seus amigos andam através de check-in. Ou seja, cada um pode mostrar em tempo real o local em que está. O aplicativo permite que um usuário “curta” um check-in, escreva uma dica sobre onde visitou, crie listas com locais que deseja visitar e interaja com seus amigos. É possível adicionar contatos de outras redes sociais, como Facebook e o Twitter, e do seu telefone, além de ver os lugares que eles estão e saber quando todos estão próximos a você para marcar um encontro.



-Onde o Foursquare se esbarra com a teoria da cultura participativa de Jenkins? 

Quem cria os estabelecimentos, ambientes, praias, cidades, países dentro do aplicativo somos nós. Esse é com certeza o mais legal da rede social, pois ela permite que a gente participe da criação de novos lugares para futuros check-ins. Além de termos a opção de dar dicas de determinado lugar, como por exemplo: ''Padaria Maxi Pão. Lugar agradável; vende uns brioches deliciosos; e também liberarem internet via wireless.'' Essa interação que temos com o aplicativo mostra que além de consumidores de um determinado produto, também somos produtores. Pois além de consumir passivamente, podemos produzir, criar, dar ideias ativamente. 


                                        

                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário